Aproveitando a vibe de dicas gramaticais, hoje vos trago a revisão.
A revisão é um processo longo, que demanda muito tempo, paciência e um olhar crítico.
Quando você escreve um texto e faz a revisão dele, é normal deixar passar alguns mínimos erros. O que acontece é que seu cérebro já se acostumou com o que está escrito e as vezes, mesmo que você leia duas, três vezes, vai acabar deixando algo passar. Por isso é bacana ter um leitor beta/revisor, principalmente se pretende publicar o que está escrito.
Agora, a revisão de algo grande é imensamente trabalhoso. Se vai começar a revisar seu livro — revisar MESMO; reler tudo; editar tudo; não só um capítulo — minha única dica é: faça com calma e tenha cuidado para não estragar o que está bom.
A revisão é um processo, digamos assim, "delicado." Vai ter horas que você vai ter vontade de apagar parágrafos, tirar capítulos inteiros, fazer novos capítulos, e por aí vai — é por isso que a calma é imprescindível.
Depois que você terminar de escrever, dê uns dias de descanso. Se afaste da história, veja uma série, leia alguns livros, divirta-se um pouco. Fique pelo menos um mês distante do seu projeto.
Depois desse tempo, leia o que você escreveu, mas leia normalmente e só no final faça uma critica ao terminar. Por que isso? Simples, a sua história ainda está crua e dessa forma você fica sabendo de possíveis furos no enredo, os pontos altos e baixos e os capítulos que não ficaram tão legais. Se quiser faça anotações de coisas que poderia mudar, mas não altere nada ainda.
Agora sim, vamos a revisão! Corrija os erros que encontrar, encorpe mais a história, faça o que for necessário e quando terminar, revise mais uma vez.
Essa ultima revisão funciona como uma prova real, a essa altura não se dever ter muito o que mexer.
Agora que você fez as três revisões, arrume um leitor beta. Alguém de confiança, que vai ler e apontar possíveis erros e, claro, dar uma opinião sobre o que leu.
Ah, quase me esqueço. Limite suas revisões, revise quantas vezes precisar, porém não seja perfeccionista ao extremo, umas 5-6 vezes já tá bom. É muito difícil você escrever algo que te agrade 100%, talvez leve anos ou uma vida toda. Então, faça o necessário e entrega nas mãos da editora, se tiver de ser vai ser.
Acho que não se tem muito o que dizer sobre isso, escrever é algo trabalhoso, vai ter horas que vai dar vontade de desistir de tudo... Mas seja forte e boa sorte!

YOU ARE READING
Guia de como escrever um livro
RandomQuer ser um novo escritor? Está com dúvidas quanto a carreira? Não sabe como continuar uma história? Então leia esse guia!